quarta-feira, 30 de março de 2011

O Consumismo

Bem-estar e consumo

O crescimento económico, a subida dos salários, os benefícios sociais, o clima da esperança e o desejo de bem-estar fariam desencadear, nas sociedades industrializadas do Ocidente, um fenómeno de consumismo generalizado.
A necessidade crescente de escoamento dos produtos, fruto de uma produção em massa, foi auxiliada pela eficácia cada vez maior da publicidade e pelo aparecimento da televisão, que estimulava as populações, conduzindo ao nascimento de sonhos e necessidades fictícias.
Quase todos os bens pareciam estar ao alcance do lar mais humilde, através dos sistemas de compra facilitados — a crédito e a prestações. Ao mesmo tempo, o aparecimento de grandes superfícies comerciais — supermercados, centros comerciais, self-services — atraía as pessoas, seduzindo “grandes e pequenos” a fazer mais compras do que as inicialmente previstas.
Do ponto de vista social e psicológico, nascia assim uma sociedade de consumo, na qual só era feliz e bem aceite quem possuía mais e melhores bens do que o seu vizinho. Este fenómeno traduziu-se numa “corrida em relação à última moda” — o carro mais veloz, o vestido da estrela de cinema, o frigorífico mais bonito.
O excesso de consumo conduziria em breve ao desperdício, que, pouco tempo depois, iria dar origem aos primeiros problemas ambientais sérios.

1. Identifica, no texto, algumas razões do consumismo nas sociedades industrializadas do Ocidente.
As razões do consumismo nas sociedades industrializadas do Ocidente são: a elevada pubilicidade e o aparecimento das grandes superfícies comerciais atraem as pessoas, assim como os pagamentos a prestações e a crédito.Como as coisas são "ultrapassadas" rapidamente, fazendo com que as pessoas comprem mais deitando os objectos velhos fora e muitas vezes poluindo o ambiente.

2. Explica a relação existente entre: Produção em massa/ Publicidade/Consumismo.
A relação que a entre a Produção em massa/Publicidade/Consumismo é que estes conceitos levam ao consumismo porque quando há produção em níveis acima do normal (Produção em massa), muitos dos produtos não são vendidos, levando a criação da publicidade, incentivando as pessoas a compra esses produtos, levando ao consumismo.

3. Que papel desempenham o crédito e as prestações na sociedade de consumo?
O crédito e o pagamento a prestações fazem que até as pessoas mais pobres consigam pagar vários produtos de uma vez atraindo assim cada vez mais pessoas. Muitas vezes até compram produtos que não são necessários.

4. Que consequências pode o endividamento trazer às famílias?
Podem levar-as as famílias a obesidade, a dependencia de certos produtos e a falência.

5. Concordas com o título do texto? Porquê?
Sim concordámos, pois o texto fala sobre o consumismo nas sociedades Ocidentais e é sobre isso mesmo que pretendemos falar neste trabalho.

6. No texto afirma-se que o excesso de consumo dá origem a problemas ambientais. Concordas? Justifica a resposta.
Sim porque alguns produtos que são comprados podem ser prejudiciais para o ambiente e alguns deles o deitam para a rua.

7. De que modo podemos evitar os perigos do consumismo?
Nós podemos evitar o consumismo não acreditando tanto na publicidade e não deitando as embalagens dos produtos para o lixo mas sim para o ecoponto.

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